domingo, 6 de novembro de 2011

Feminismo, machismo e afins...

Andei pensando muito sobre isso ( é, eu sou loira, mas faço duas coisas ao mesmo tempo).
Eu vivo num lugar onde os homens são MUITO machistas, e machismo me incomoda MUITO. Fico emputecida de ver homens que acham que as mulheres são seres inferiores, que mulher e burra, que toda mulher é fácil. Homens que pensam que mulher é objeto, que não deve sentir prazer, que não deve ir a luta e todos esses clichÊs.
Mas aí eu pergunto a você que é um dos meus 4 leitores, quem cria o homem machista?
Nós mesmo cara leitora, nós as mulheres!
O machismo vem de berço, as piadinhas com o tamanho do órgão genital quando o menino nasce, a infame piadinha "segurem suas cabritas que meu bode está solto", e assim se perpetua a cultura.
Vivemos numa sociedade que não ensina o homem a respeitar a mulher, e sim a mulher a se "dar o respeito" ( não use roupa curta, não seja assanhada, não use decotes, não paquere descaradamente, não ligue no dia seguinte, não chame palavrão, não demonstre seus desejos, não dê logo, seja difícil, mulher não pode beber muito, menina comportada senta assim...)
Deixando claro que eu não estou fazendo apologia a vulgaridade ok?
Mas não é sobre machismo essencialmente que eu quero falar, é sobre uma coisa que pra mim pode ser tão nociva quanto: o feminismo.

Antes de continuar um alerta: esse post vai ser longo!

Eu acho massa o movimento de libertação das mulheres, dou graças a Deus de ter nascido numa geração que já tem muitos direitos garantidos e por não ter que passar por tudo minhas avós passaram. Dou o maior valor a luta pela independência financeira, pela igualdade no mercado de trabalho, igualdade política, de direitos. Eu sou tão capaz quanto qualquer homem. E ainda temos muito pelo que lutar.
Mas será que o feminismo radical não é tão perigoso quanto o machismo?
Sei lá, eu aplaudo a queima de sutiãs, imagino o sentido libertador que isso teve pras mulheres na época, eu adoraria queimar os meus, mas sou meio despeitada e preciso do auxílio deles pra dar uma melhorada (falo mesmo), mas quer troço mais desconfortável que sutiã?
Só acho que as coisas andam passando um pouco dos limites, na França as mulheres estão se mobilizando por acharem errado apenas as casadas serem chamadas de Madame, dizem que isso as identifica como propriedade do marido, aqui no Brasil as mulheres quando casam não tem querido mais adotar o sobrenome do marido pelo mesmo motivo, pra mim isso é meio piração.
Não quer se submeter a padrões de beleza? Ótimo, seja feliz do jeito que for, mas dizer que faz isso porque não quer estar inserida no padrão estético que os homens consideram ideal?
Se ofender com qualquer piada?
Uma conhecida disse que não permitia a filha dela brincar de casinha porque não ia cria-la pra ser capacho de homem nenhum (oi?)
Acho que a mulher de tanto lutar pela liberdade e pela igualdade, em alguns aspectos acabou mesmo se igualando ao homem, inclusive no radicalismo.

Eu sou tão competente quanto qualquer homem, tenho a mesma capacidade, mereço os mesmos direitos e reconhecimento pelos meus esforços de  maneira igualitária. NÃO ADMITO ser julgada inferior fisicamente ou intelectualmente por ser mulher ( é, eu sou mulher, loira e nordestina, prato cheio pra virar piada)
Mas, eu adoro certas diferenças e não me incomodo de mante-las.
Adoro que o homem abra a porta do carro pra mim. É obrigação dele? Não. Vou me sentir mal se ele não o fizer? Não, provavelmente nem vou notar. Mas vou adorar se ele tiver esse gesto de atenção. Do mesmo jeito que não acho errado mulheres que tomam a iniciativa com homens, de jeito nenhum, até faço o mesmo se for preciso, mas prefiro que a iniciativa da conquista seja do homem, gosto de ser cortejada, escolhida. Eu sou careta e antiquada mesmo, to nem aí!
Eu adoro ser mulher, adoro todas as frescurites de mulher. Adoro usar salto alto, maquiagem, escovar os cabelos, usar saias, brincos. Me fascina a ideia de carregar alguém no ventre, de ser o cerne da família, de agregar, quero ser matrona mesmo!
Mas também quero um braço forte que me faça sentir pequena e acolhida, quero alguém pra me salvar de uma barata ( olha que eu mato barata e abro vidro de palmito)...
Quero ser independente, profissional reconhecida e até chefiar homens, mas voltar pra casa, fazer pão e levar os chinelos do meu marido pra sala. Isso me faz menos mulher?

Cansei de feminismo, agora eu vou ser feminina!

4 comentários:

Mike Torres disse...

Ok, agora vai fazer o jantar, muié! E vê se para com essa mania de querer ser livre. Onde já se viu?

Marina Monteiro disse...

Sim senhor Mike, já vou fazer seu jantar e preparar seu banho mensal!

Mike Torres disse...

Acho bom. Aproveite e faça tudo isso de lingerie.

ana paula disse...

suas palavras mostran-se claras e tao verdadeiras gostei
explore mais essa verve poetica
beijo