domingo, 11 de julho de 2010

Preconceito é burrice!

Acho que todo acompanhou nos últimos dias o preconceito contra os nordestinos declarado abertamente numa comunidade no Orkut.
O assunto teve lugar na mídia e provocou ações dos Ministérios Públicos da União e de Pernambuco, assim com da OAB/PE. Choveram denúncias ao google em face a comunidade e a dona.
O cúmulo da falta de humanidade e do desrespeito ao próximo foi demonstrado num tópico que falava sobre a recente tragédia causada pelas chuvas nos estados de Alagoas e Pernambuco. Os membros da comunidade proferiam comentários acerca dos desabrigados, dizendo que as enchentes deveriam ter matado a todos, já que "nordestino é um bicho que não sabe nadar", outro membro da comunidade demonstra temor de que os nordestinos resolvam emigrar para o Sudeste.
Como nordestina, brasileira e humana, essa tragédia me tocou o coração profundamente. Eram pessoas, casa, vidas, histórias levadas pela água. Como Pernambucana residente em Alagoas, sinto tudo em dose dupla, porque vi minha gente, minha terra e a terra que me acolheu sendo destruídas.
Como nordestina o preconceito dessas pessoas me causa dor. Dor por ver que lugares que cresceram com ajuda de nordestinos "cabeçudos" tem habitantes (alguns, nada de generalizações) que não reconhecem a contribuição dada por nosso povo, doe por saber que tem gente que nos julga por nossa aparência física, por nossa condição social e por nossa cultura. Doe ver que gente sem informação abre a boca numa diarréia verbal (sim, tão falando merda) pra criticar pessoas honestas, trabalhadoras, que tanto contribuem para o crescimento do país.
Como humana eu só posso lamentar que esse tipo de pensamento ainda exista, pois enquanto ainda houver gente se julgando superior a outros, vai haver guerra, vai haver desigualdade, vai haver fome.

Deixo aqui um texto de uma nordestina, pernambucana, que o publicou no Orkut. Edjane Brayner

Tenho pena de voce pela falta de informação.Voce já ouviu falar em Chico Anísio,Chacrinha,Alceu Valença,Elba Ramalho,Tom Cavalcante?
Alguem já lhe falou em Ariano Suassuna? É, aquele do Alto da Compadecida.
Vou lhe fazer uma pergunta mais direta,voce é alfabetizado? Porque mal informado,está na cara que é.
Voce sabia que os maiores e mais inteligentes membros da Academia Brasileira de Letras,são Nordestinos?Acho que não,gente como voce anda com um livro em baixo do braço ,só para separar os pelos do sovaco.
Não culpe os nordestinos por não ter emprego,vá se capacitar.Esse cheiro que voces sentem é de suor de trabalho,nada que um banho ao chegar em casa não tire.O importante é que no final do mes o salário está lá e a família de barriga cheia,não se espera mesada de painho e vai torrar no shoping.
Aqui,como em todo lugar do mundo,tem loja de perfumes importados caríssimos,as vezes compramos,mas só as vezes pois sabemos de onde vem nosso dinheiro.
Não se engane com a aparência,os nordestinos que voce cê ai, é gente de muito caráter,se pegou um de seu empregos é porque tem capacidade para tal,seja ele pedreiro,eletricista,médicos,etc...
Tenho um amigo que é engenheiro na N.A.S.A.,sabe onde é? Quem voce conhece que trabalha lá?
Portanto,não interessa em que lado do mapa voce nasceu,o Brasil é muito grade e em todo ele tem cheirosos e fedidos,ricos e pobres,e infelismente os de boa e má índole.
Sinto muito por saber que entre seres humanos, que é o que nós somos,existem pessoas como voce.
Há,esqueci de dizer,sou NORDESTINA ,PERNAMBUCANA,E o seu presidente ,é áquele 
Luis Inácio,TAMBEM.












Marina Monteiro, Nordestina, Pernambucana, Alagoana e orgulhosa de tudo isso.