quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Aniversário da vó, Dia de N. Sa. Senhora da Conceição, Casas José Araújo.

Hoje é 8 de dezembro.
Feriado dos bons lá em Recife, a cidade para, comércio fecha, os ônibus pra Casa Amarela viajam super lotados, é dia de subir o Morro, pagar promessa, pedir novas graças, agradecer.
Mulheres descalças, homens de joelhos, crianças vestidas como anjos de azul e branco. Pernas, braços de gesso, roupas, velas, terças, flores, placas, todo tipo de oferta enfeitando o lugar.
É a fé que impulsiona toda essa gente a subir o Morro de Nossa Senhora da Conceição no dia 08 dezembro, uma fé tão enraizada na cultura recifense, que mesmo sendo outra santa a padroeira da cidade, a Imaculada Conceição mobiliza multidões e tem um feriado só pra ela.
Até meados da década de 90, no fim de novembro começava a passar na televisão o comercial das Casas José Araújo, uma loja de tecidos, que pretendia nessa época vender todo seu estoque de tecidos azul e branco, o comercial já era antigo, creio que da década de 70 qualquer recifense com mais de 18 anos lembra da musiquinha desse comercial "Senhora da Conceição, minha mãe minha rainha, dai-me a vossa proteção minha querida santinha. Vela acesa subo o morro pra pagar minha promessa, vou vestir azul e branco pra pagar eu tenho pressa, as Casas Zé Araújo fazem  esta louvação, com o povo rendem graças a Virgem da Conceição"
Essa música era ainda mais especial pra mim, porque me lembrava que o dia de outra Conceição estava chegando, o aniversário da minha vó que recebeu o nome da santa do seu dia natalício. Nesse dia ela sempre acorda cedo pra subir o morro e ter um momento de sossego antes que as visitas cheguem. Como é feriado sempre tem festa improvisada: tem sobrinhos , netos ao redor, meu vô deitado na rede, meu pai tocando violão, tem tia-avó cantando, tem causo antigo sendo recontado, bode, cerveja e infalivelmente tem bolo feito por Nenêm Vieira
Não é que quando criança eu achava que o feriado era em homenagem a minha vó, minha Conceição?
E que me perdoe a Virgem, mas hoje pra mim é dia de render homenagens a minha vozinha sempre alegre, jovial, divertida, forte, guerreira, vaidosa, cantora e tudo de bom.
Hoje é dia de agradeçar a Deus e a Nossa Senhora pela minha Conceição e pedir-lhes que lhe permite ainda muitos anos de vida.


Música do comercial:http://www.youtube.com/watch?v=25ANoX1PL5g

Um comentário:

ana paula disse...

coisas simples, imensas, belas que estão encravadas em nossa alma, nossas raízes, estas que nos dão alicerces para todo o sempre, é lindo ver alguém propalar um amor tão forte á sua terra, sua gente, suas origens, teus textos mexem em minha alma, me lembram que o que fica é quem somos, quem fomos q o que amamos,cada palavra sua é como se uma história de milhares fosse contada através de tua ótica...
marina tu és uma escrivinhadora das melhores, me emociona, me faz orgulhosa de ti amiga e de sermos desta terra linda de rzízes e tradições fortes, que nos acompanham onde formos....

beijos amiga