sábado, 30 de outubro de 2010

Ter uma árvore, plantar um livro, escrever um filho.

Nas aulas de psicologia temos debatido muito sobre motivação.
Pelo que aprendemos, motivação nasce de uma necessidade. Ao sentimos necessidade, nos motivamos a satisfaze-la.
O negócio é que nem sempre percebemos nossas necessidades, as vezes tentamos mascará-las ou damos prioridade as necessidades erradas.
Então andei pensando no binômio necessidade-motivação. O que é preciso de verdade pra ser feliz?
Uma casa no campo onde eu possa compor muitos rocks rurais? Um lugar de mato verde pra plantar e pra colher com uma casinha branca de varanda quintal e janela pra ver o sol nascer?
Nãoo, isso tudo é lindo, mas muito utópico. Aliás, eu seria feliz tendo tudo isso, desde que tivesse também um bom carro pra me levar a cidade, se esse sitiozinho ficasse num lugar com boa estrutura médica, urbana, educacional. Ah, uma boa proteção contra mosquitos também.
Eu também seria mais feliz se pudesse sair dessa casinha de vez em quando e fazer viagens e compras. Se contasse também com tv a cabo e internet banda larga.

Errado? Não. Comodismo não é legal. Não é errado desejar coisas melhores pra si, errado é condicionar tua felicidade a isso e não conseguir aproveitar a felicidade da busca.
Acho que tão legal quanto ter, é conseguir ter. É chegar no fim e poder dizer: eu consegui!
Isso se aplica as coisas mais simples, desde a casinha branca ao super carro. Alguém disse que felicidade é o caminho, não a chegada.

Dizem também que pra ser feliz e completo você precisa ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore. Vou esperar por tudo isso? Claro que não, eu só tenho 22 anos! A árvore eu já plantei, não vou morrer esperando criatividade pra escrever um,livro, então escrevo um blog, e o filho? Bem, esse eu vou exercitando a prática enquanto não chega a hora de encomendar um, afinal felicidade é a busca né?

Um comentário:

ana paula disse...

concordo plenamente, o que nos realiza,nos faz feliz é ver a beleza do caminho, e aprender com as pedras dele, chegar no cume sem ter visto o sol sem sentido o vento no rosto...não vale a pena, será vazio, o melhor momento é o agora né marina? e o melhor lugar aqui...
vou exercitar ser feliz toda hora e aí quando conseguir os sonhos será mais lindo ainda...
beijos grande